A vida é cheia de altos e baixos e existem lugares que marcam a vida do homem. O Getsêmani foi um lugar assim, onde aconteceram coisas marcantes que servem de lição para a raça humana.
Getsêmani e cruz não são mensagens bem simpatizantes para os bastidores de nossos dias. Pois, nos dias hodiernos o que mais se prega são mensagens de prosperidade e soluções imediatistas. Todavia, como nunca os cristãos estão precisando de getsêmani em vossas vidas.
O termo getsêmani vem do grego que significa Prensa de azeite. É um jardim e esta situada ao nascente de Jerusalém no sopé do monte das oliveiras, lugar onde Jesus muito gostava de freqüentar para estar a sós com Deus em oração.
As narrativas de Jesus no getsêmani se encontram nos quatro evangelhos: Mateus 26. 36-56; Marcos 14. 32-42; Lucas 22. 39-53; João 18. 1-11.
O jardim do getsêmani foi um lugar onde aconteceram muitas coisas marcantes na vida de Jesus. Ali o nosso salvador Jesus Cristo sentiu tristeza profunda e angustia de morte.
O Senhor Jesus também sentiu a necessidade de um ombro amigo, pois, Ele convidou os três discípulos mais íntimos; Pedro, Tiago e João. Ele se abriu para estes três discípulos lhes dizendo: a minha alma está angustiada até a morte, ficai aqui e vigiai comigo.
O homem não precisa só de Deus, ele também precisa do próximo, para dialogar, desabafar se alegrar e compartilhar seus projetos e conquistas. Jesus nos deu este exemplo. Ninguém pode viver isoladamente sem a companhia do próximo. O próprio Deus criou o homem com esta capacidade e necessidade de sociabilidade.
Em seguida Jesus se afastou um pouco para está a sós com Deus o Pai. Sua angústia era tão grande que o evangelista Lucas nos relata que Ele suou gotas de sangue. “E posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até o chão.” Lucas 22. 44.
No horto Jesus sentiu o peso dos pecados da humanidade, cumprindo então o vaticínio do profeta Isaías que falara:
“Ele (Jesus) tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele (Jesus) foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele (Jesus), e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53. 4. 5.
Jesus orou pedindo ao Pai que se fosse possível passasse dele este cálice. Todavia, o Salvador orou submetendo – se a vontade do Pai, pois, Ele disse, seja feita atua vontade. Jesus não desistiu da Cruz. Você também não deve desistir de carregar a sua cruz.
No jardim Jesus encontrou forças para enfrentar a cruz. Glória Deus nas alturas! Em meio a tanta angustia e tristeza Deus não abandonou o seu filho, Ele enviou um anjo que o confortava, conforme nas fala o Dr. Lucas.
Mas, o Getsêmani foi também lugar de descobertas decisões e milagres. Foi aqui que Jesus decidiu continuar com sua missão, morrer pelos pecados da humanidade. Ele não desistiu de nós.
Quando foi traído por Judas com um beijo, Judas trazia os que iam prender a Jesus. O mestre vendo a turba lhes disse: a quem procurais? Eles responderam, a Jesus Nazareno. Quando ouviram a voz de Cristo recuaram e literalmente caíram por terra segundo nos registra o apóstolo João Jo 18. 4-6.
Também aconteceu o milagre da orelha. Na hora da prisão de Jesus o discípulo chamado Pedro puxou sua espada e cortou a orelha de Malco, o servo do sumo sacerdote.
Mesmo em sua prisão Jesus não deixou de amar os pecadores. Ele ensinou uma verdade: Embainha tua espada; pois todos que lançam mão da espada, à espada perecerão. E logo em seguida Ele curou o Malco, concertando ou pregando a orelha de volta deste homem.
O Getsêmani foi para Jesus um lugar de grandes experiências; lugar de oração, e comunhão com o Pai, lugar de tristeza e angustia, mas, lugar de tomar decisões e receber conforto vindo do Pai. Aqui Ele tomou a maior decisão de sua vida, morrer pelos pecados da humanidade.
Jesus sofreu, mas venceu no getsêmani. Assim como aconteceu com Jesus pode está acontecendo com você também. Venha para o getsêmani de Deus. Este é o lugar que você vai encontrar refugio e força para vencer. Aqui sentiras tristezas, mas certamente receberas vitórias, e milagres irão acontecer em sua vida.
Em resumo vos digo, todo cristão precisa visitar com freqüência o getsêmani para buscar a Deus em oração. O motivo de ter tantos crentes frios e gelados espiritualmente é falta de getsêmani, falta de oração e de intimidade com Deus. Todo cristão precisa de getsêmani.
Para Jesus suportar a cruz, teve primeiro que passar no Getsêmani. Para você suportar as lutas do dia-a-dia, precisas do getsêmani. Só no getsêmani recebemos forças para carregar a cruz nossa de cada dia.
Auotr: Pr Abner Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário